Conheça nossos projetos
Desafios da Inteligência Artificial na mitigação do racismo algorítmico
Esse projeto piloto é executado de forma voluntária e independente, tendo como objetivo principal capacitar e orientar a população rural sobre as questões relacionadas ao racismo algorítmico, que se refere à perpetuação de preconceitos e discriminações raciais através de sistemas de Inteligência Artificial. Uma cartilha está sendo desenvolvida para instruir professores e alunos da educação básica, de comunidades rurais, em como combater o racismo no mundo virtual.
Comunidades rurais e narrativas audiovisuais
O estudo foca em compreender como produções audiovisuais refletem e representam a cultura, as tradições e a identidade de comunidades rurais na internet. A pesquisa investiga a maneira como esses conteúdos são utilizados para preservar e divulgar o patrimônio cultural, bem como seu impacto na percepção e valorização das tradições locais tanto dentro quanto fora das comunidades. O estudo leva em consideração a questão de gênero, identidade territorial e a pluralidade de narrativas quilombolas, povos originários entre outras.
Empreender Rural
O projeto visou promover a educação empreendedora em comunidades rurais através de oficinas dinâmicas e interativas para estudantes da educação básica. A ação piloto foi realizada em duas comunidades rurais no interior de Pernambuco, reunindo professores, crianças e adolescentes negros e pardos. A metodologia abordada foi focada no contexto rural, trazendo as vivências e conhecimentos dos alunos, com o objetivo de capacitar os moradores dessas comunidades, oferecendo ferramentas e conhecimentos necessários para desenvolver e gerir seus próprios negócios com os recursos disponíveis.
Combatendo a desinformação na minha comunidade rural
O projeto "Combatendo a Desinformação na Minha Comunidade Rural" tem como objetivo principal fortalecer a capacidade dos moradores rurais de identificar e combater a desinformação, promovendo um ambiente de informação mais confiável e seguro. Por meio de uma linguagem simples e de uma metodologia que leva em consideração as narrativas rurais, os leitores são orientados em como combater conteúdos enganosos.